domingo, 27 de dezembro de 2009

Varosha – A cidade fantasma esquecida no Chipre


A cidade estava movimentada naquele verão. Milhares de turistas recheavam as praias, tornando a cidade ainda mais cosmopolita. O cheiro e a beleza do mar inebriavam de prazer os corações dos espectadores extasiados com tamanha perfeição. O que muitos não sabiam é que aquele seria o último verão que passariam ali.

Em agosto de 1974 as tensões entre os exércitos turco e grego* chegariam ao limite; o famoso e concorrido bairro de Varosha, em Famagusta, seria invadido. Os turistas, os residentes, todos fugiram às pressas. As casas ficaram abertas e os restaurantes com a comida sobre as mesas. Ninguém permaneceu na cidade, a não ser o exército Turco que tomou conta de tudo e bloqueou o bairro grego.


Com uma economia turística invejável, Varosha era, por excelência, um dos melhores destinos turísticos do mundo. Tudo acabou da noite para o dia. Os arranha-céus se esvaziaram, os investimentos foram perdidos.


Os turcos desejavam ter uma boa “carta na manga” nas negociações pelo reconhecimento de um estado Cipriano turco, e não liberaram o bairro grego por nada. Infelizmente, as negociações nunca chegaram a consenso e a cidade ficou abandonada.


Quase 36 anos depois, a população, da outrora rica cidade, espera pacientemente pelo fim do conflito e o reestabelecimento de suas posses. Infelizmente, Varosha está tão corroída pelo tempo, que mesmo sendo devolvida a seus donos, terá que ser completamente destruída antes de poder ser novamente habitável.

-- Thiago Amorim

*Gregos e Turcos brigam há muitos anos. Para quem não se lembra das aulas de história, o Império Turco-Otomano tinha a região da Grécia como parte de seu território. Desde a independência grega a discórdia impera entre os dois lados. O Chipre, por ter uma grande parcela de gregos, é um lugar de resistência contra os turcos.


Para saber mais: 


Livro:   O mundo sem nós - Alan Weisman
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=BO3VP2yti5U



Nenhum comentário: