quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

É natal!!!




Natal... O que significa mesmo??


Literalmente significa "Nascimento", nesse caso o de Jesus Cristo há uns 2015 anos mais ou menos. 2015, porque nosso calendário tem um erro de uns 4 a 6 anos. Mas apesar de comemorarmos essa "tão importante" data nesse dia, Jesus não nasceu em dezembro. A maioria dos historiadores ou pesquisadores da Bíblia datam seu nascimento entre os meses de março a novembro, por isso existem tantos protestantes revoltados com a ICAR*. Para eles, como a data não é a original, não podemos comemorar.


Mas e porque a ICAR colocaria a data do nascimento com tanta diferença de tempo? As razões para isso se explicam através do "fator aculturação". Quando a religião foi permitida e ganhou a simpatia do Imperador Romano, obtendo finalmente status de "Instituição mor da fé", notou-se que seria mais fácil adquirir adeptos e se firmar com maior rapidez caso transformasse uma data importante para os romanos em uma das mais sagradas festas do Cristianismo, o nascimento de Cristo.


Como em dezembro, no dia 25 (solstício de inverno por lá), comemorava-se em Roma o dia de Mitra , um importante e popular Deus Pagão, os cristãos atualizaram a data para o nascimento de Jesus. Assim, as pessoas mudariam de Deus, mas não de festejos, e tudo correria normalmente. E assim ficou desde o século IV. 


Com o passar dos anos o natal foi incrementado,  com festas e banquetes, além dos costumes de decorar a casa toda e celebrar também a visita do Papai Noel.


Bem, sendo uma festa Cristã ou não, desejo a todos um Feliz Natal, afinal de contas, o tempo é de confraternizar... O ano novo vem aí, e espero muita coisa boa!!! 


Abração!!!


-- Thiago Amorim


* Igreja Católica Apostólica Romana

Nenhum comentário: