domingo, 6 de dezembro de 2009

A Papisa Joana


Como dito em post anterior, a história da Igreja Católica sempre foi cheia de escândalos, milagres e mentiras. Como não poderia deixar de ser diferente, o relato sobre a possível existência de uma Papisa no trono de São Pedro é recheada de controvérsias. Reza a lenda que por volta do século IX uma mulher ocupou o tão almejado posto de dirigente da “Santa Sé” por cerca de três anos. Existem várias versões sobre a existência da Papisa, todas pouco documentadas.


Uma das narrativas, conta que Joana nasceu em Constantinopla, fugiu de lá e chegou a Roma disfarçada de monge. Ela era muito astuta e inteligente, ganhando por isso notoriedade e se tornando cardeal em pouco tempo. Com a morte de Leão IV, foi eleita como o novo Papa, João VIII. Ainda nessa versão ela teria engravidado de um Guarda Suíço e tido um filho (o grande furo desse relato é que a Guarda Suíça só tornou-se oficialmente a guarda do Vaticano no século XVI, a pedido do papa Júlio II, o que torna o possível caso entre a papisa e o guarda difícil de ter ocorrido).


Outra versão sugere que Joana nasceu na Alemanha, sendo filha de Ingleses. Seria muito inteligente e, disfarçando-se de homem tornou-se sacerdote. Em Roma ficou conhecida como João, o inglês. Com a morte de Leão IV, foi eleita unanimemente pelo colégio de cardeais como o novo Papa, João VIII. Ela teria engravidado de um padre, pelo qual havia se apaixonado, e dado a luz durante uma procissão nas ruas de Roma. O povo horrorizado a teria apedrejado até a morte.


Ainda em outro relato, ela teria morrido não por ter sido assassinada pela multidão, mas pelas complicações do parto. Nessa versão, os cardeais que a acompanhavam gritavam e bradavam aos céus as palavras: “milagre, milagre”.


O fato é que a narrativa rodou o mundo, e durante o grande cisma do Ocidente foi utilizada pelos protestantes contra a Igreja. Esta última, nega a existência da Papisa desde o século XVI, e empurrou a lenda para baixo do “tapete da história” como forma de se defender de tais relatos.


Tendo existido, ou não, o fato é que a Papisa chamou a atenção de muitas pessoas durante séculos na Europa e foi tema de alguns romances de ficção. Se o trono de São Pedro foi ocupado por uma mulher, é impossível dizer com certeza, mas que tem coisa mal contada nessa história tem.


Grande abraço a todos!


-- Thiago Amorim

3 comentários:

José Marques disse...

Mais uma conspiraçãozinha. kkkkkkkkk


Abraço meu amigo.

Thiago de França Amorim disse...

E das boas viu... kkk
Abração!!

Unknown disse...

Menino que historia bizarra!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkk
Eu nunca imaginei que tivesse havido uma papisa na historia!!!!!
Pois é quem quiser saber de historias muito interessantes que nao se ver na escola é só visitar esse blog.
Bjokas !!!!!