sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Uma breve história da Igreja Católica - Parte 2


A fundação da Igreja aconteceu em um momento crítico para o Império Romano. Antes de subir ao poder, Constantino, o Grande, teve de enfrentar revoltas e lutar contra poderosos inimigos que ameaçavam o seu lugar como Imperador. Após anos e anos de guerras civis, finalmente a paz havia sido restaurada, mas novos problemas apareciam a cada dia. A crescente onda migratória dos povos do norte da Europa e as ameaças nas fronteiras setentrionais e orientais, o fizeram mudar a capital de Roma para Constantinopla, já que assim, o centro de poder ficaria mais próximo dos conflitos.

A solução do Imperador foi importante, pois garantiu certa estabilidade para o governo e para as fronteiras. Entretanto, após a morte de Constantino sérias convulsões em todo o território trouxeram mais dificuldades. Roma perdia espaço como centro administrativo, sendo Constantinopla cada vez mais importante. Esse problema acabou refletindo na forma como a Igreja funcionava, já que o Papado e, portanto, a sede da Igreja estava na primeira cidade.

A situação iria se agravar com a divisão do Império no fim do século IV quando, com a morte do Imperador Teodósio em 395, Roma foi finalmente dividido em duas partes. A parte Ocidental ficaria agora com a sede em Roma e a Oriental com sede em Constantinopla. O surgimento de dois Impérios Romanos, onde o latim era predominante no ocidental e o grego no Oriental continuou a afastar ainda mais os religiosos e enfraquecer a unidade da igreja.

Com o agravamento das invasões bárbaras e a crise do sistema escravocrata, o ocidente finalmente evaporou. Odoacro destronou o último Imperador Romano em 476 e destruiu completamente a ideia de um império Ocidental. O mundo europeu mergulhou nas trevas da Idade Média e as cidades esvaziaram-se. O Papado, contudo, manteve-se firme, e a igreja adaptando-se aos invasores, permaneceu existindo.

Meio milênio de distanciamento iria acarretar no século XI o Grande Cisma do Oriente. A igreja católica era desmanchada em duas partes, com a excomunhão mútua dos Bispos de Roma e Constantinopla. Os grandes cernes da questão, além da própria distância geográfica e de influência, estavam no “cesaropapismo” (poder do Imperador romano sobre as decisões da igreja) e no “filioque” (a discussão a respeito da divindade ou não de Cristo). 

Enquanto o catolicismo de Roma defendia o poder supremo do Papa e a essência divina do profeta, os constantinopolitanos defendiam uma visão mais voltada à simbiose com o Imperador e a uma visão mística da Santíssima Trindade, onde a divindade ou não de Cristo não teria tanta importância. A Igreja Católica Oriental e a civilização bizantina (nome moderno) preservaram os costumes, os textos e os tesouros da Antiguidade, enquanto tudo isso se perdia no Ocidente

Mas o que talvez seja mais incrível sobre os “anos das trevas” europeus é que o poder do Papa perdurou sobre todos os antigos territórios da Roma Ocidental e sua influência permaneceu existindo mesmo nos mais difíceis dos tempos, e sobre os mais variados dos povos. Quando da Queda de Constantinopla sob o julgo Turco-otomano, os eruditos e os nobres daquele lugar fugiram para Roma e o Ocidente, dando fôlego ao Renascimento Artístico e Cultural, e pondo fim à Idade Média. A Igreja Cristã iria se apropriar dessas ideias, trazendo uma legião de mudanças sem precedentes para o Papado e toda a Europa Ocidental.

-- Thiago Amorim

O que não foi citado nesse texto:
- O sistema feudal toma conta da Europa;
- A fundação do Sacro Império Romano-Germânico;
- O Cisma do Ocidente e os três Papas;
- O surgimento dos Estados europeus;
- As cruzadas ocorreram nessa época diante do pedido feito por Aleixo Comneno, então Imperador de Bizâncio, e sob incentivo do Papa de Roma;
- O saque de Constantinopla pelos cruzados;
- O Avanço do islã pela Europa, e o enfraquecimento da Igreja no Oriente;
- A peste negra e a histeria sobre o fim do mundo;
- Os esforços dos últimos Imperadores bizantinos em buscar ajuda no Ocidente diante da  guerra com os turco-otomanos;


Nenhum comentário: