quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O êxtase de Santa Teresa


“O êxtase de Santa Teresa” é uma das obras barrocas mais fantásticas produzidas por Bernini. Localizada em uma capela da igreja de Santa Maria della Vittoria, em Roma, a escultura representa o encontro de Santa Teresa de Ávila com um anjo, cuja flecha trespassou-lhe o corpo e a fez encontrar-se diante do amor divino. Mas o que os observadores da obra conseguem ver ao deparar-se com a escultura é algo, no mínimo, diferente. A Santa está com uma expressão sensual, largada a um prazer aparentemente carnal, enquanto o anjo sorri e olha para ela.

As características presentes no Barroco evidenciam-se já nesse plano. A mescla entre o profano e o sagrado, que no barroco será levada ao ápice, torna-se praticamente o tema da obra. Há também um jogo de posições entre os personagens, cuja relação simbiótica é notória. A presença de cada um deles é extremamente importante para o outro, de forma que se os dois fossem separados não funcionariam como peças escultóricas, e se tornariam completamente deslocados em qualquer plano que fossem colocados.

Podemos observar também um enorme entablamento, que apesar de aparentar o estilo clássico, na verdade apresenta as voltas e formas côncavas e convexas do barroco. Há nela também uma descontinuidade, com um recuo profundo, que faz as laterais se sobressaírem ao centro do frontão. Essa forma nos lembra o teatro,  induzindo-nos a crer que as figuras estão a apresentar-se num palco.

Os diversos tipos de mármores utilizados, em cores e formas diversas, além da dramática luz que aparentemente surge do nada sobre a peça, iluminando o conjunto escultórico e o bronze (que forma os raios por trás e por sobre as figuras escultóricas), evidenciam mais fortemente as características barrocas. E o que falar da obra como um todo? A própria colocação das peças sobre o altar ao qual estão inseridos proporciona uma carga dramática tão fabulosa que faria chorar (ou corar) o mais insensível dos fiéis que ali se encontrasse.

Grande abraço!
-- Thiago Amorim

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