segunda-feira, 18 de julho de 2011

O Mausoléu de Halicarnasso

Halicarnasso foi, no mundo antigo, uma poderosa cidade do reino de Cária, cujo povo descendia dos antigos fenícios. Durante muitos anos os carianos dominaram boa parte da Anatólia e eram conhecidos como os senhores dos mares. Com o avançar dos séculos, entretanto, a região vivenciou diversas guerras de conquista, sendo por fim absorvida pelo Império Persa e transformado em Satrapia. 

E foi neste lugar próspero e cobiçado que após a morte do Sátrapa Mausolo, a construção de um enorme túmulo ficaria conhecida em todo o mundo.

O Mausoléu de Halicarnasso foi mandado erigir pela viúva e irmã do Sátrapa Mausolo, de forma a guardar seus restos mortais. Construído por arquitetos e escultores gregos, suas dimensões eram monumentais. Os registros antigos o calculam com uma altura de quarenta e cinco metros e adornado por dezenas de estátuas em cada uma das suas quatro alas laterais. A construção era completamente feita em mármore, e segundo a esposa de Mausolo, deveria permanecer para sempre como mostra da enorme riqueza que o sátrapa angariou durante seu governo. Devido ao luxo com que fora construído, os romanos passariam a chamar de “mausoléu” todos os túmulos que evidenciassem beleza e capricho.  

A beleza do lugar talvez tenha garantido sua permanência e evitado a destruição pelos povos que posteriormente conquistaram a Anatólia. Entretanto, as forças da natureza teriam papel crucial na destruição do lugar. Entre os séculos XIII e XV, terremotos o fizeram ruir completamente.

Nos dias de hoje, as ruínas do mausoléu encontram-se na cidade de Bodrum, na Turquia, mas pouco reconhecíveis, já que depois das cruzadas uma fortaleza foi construída sobre as suas fundações.

-- Thiago Amorim

Um comentário:

RafaCruz disse...

Muito interessante seu post. Podemos conhecer mais sobre o nosso mundo assim.

Rafa
rafadeoliveira-tudosobrequalquercoisa.blogspot.com