Eis o mais belo e mais luxuoso
navio já construído!
Não, você nunca ouviu falar dele,
já que a fama pertence ao Titanic, e ficará com este último para sempre devido à
tragédia. Mas certamente o Normandie encanta a todos que conhecem a sua
história ou já o tenham visto, mesmo que em uma foto apenas.
A época de ouro das viagens
navais ainda estava em curso, e os aviões eram meros sonhos quiméricos, muito
longe de se tornarem tão importantes quanto hoje. Construído na França durante
a grande depressão, o luxuoso transatlântico iria rivalizar com os navios “Queen
Elizabeth” e “Queen Mary”, da Cunard, no transporte de passageiros no
Atlântico.
O Normandie era extremamente
luxuoso e requintado, com uma decoração em estilo Art Déco de fazer inveja a
qualquer outro no mundo. Seu público alvo era a elite, e por isso tinha quase
metade das suas cabines destinadas à primeira classe. Essas, inclusive, tinham
elementos decorativos, conveses de passeio, e até mesmo salas de refeição
particulares.
Entre todas as maravilhas que
possuía, o elemento mais incrível do navio era o salão de refeições da primeira
classe, estrategicamente construído no centro do navio. Ali um espaço contínuo de quase cem metros de comprimento e oito e meio de
altura, ladeado por colunas de cristais Lalique, com enormes portas e painéis
de bronze, fascinava todos os
visitantes. Para conseguir o espaço necessário para o salão, os arquitetos
criaram uma solução fascinante, desviando os tubos de exaustão dos motores
elétricos, e disfarçando-os entre as colunas do ambiente. Os críticos chegavam
a dizer que nem mesmo o Salão de Espelhos de Versailles lhe fazia sombra. Em
suma, era um triunfo da arquitetura e engenharia navais.
Mas seu triunfo não seria eterno.
Lançado em 1935, o Normandie foi requisitado para a guerra que assolaria a
Europa a partir de 1939. Ele foi rebocado e levado para Nova York em 1941, onde
sofreria reformas para o transporte das tropas. Durante os trabalhos, entretanto,
o luxuoso navio sofreu um incêndio.
Uma enorme quantidade de água foi
lançada contra as chamas, mas isso se mostrou um erro fatal. Sem ter por onde
escorrer, a água se acumulou na parte superior do navio, e a perda de
estabilidade o fez virar. Ele permaneceria no mesmo local durante toda a guerra
até ser desmantelado e transformado em sucata em meados da década de 1940.
Com o incêndio o Normandie se foi
rapidamente e, mesmo tendo sido muito famoso à época, tornou-se um ilustre
desconhecido perdido no passado.
Grande Abraço!
-- Thiago Amorim
- 314 metros de comprimento e 37
de largura;
- Doze conveses;
- Capacidade para 1972
passageiros, sendo 850 na primeira classe;
- Tripulação de 1345 pessoas;
- O Normandie fez duas visitas ao
Rio de Janeiro em 1938 e 1939;
- O navio tinha 83.000 toneladas
(o maior do mundo à época);
- Foi um recordista de velocidade
durante os anos 1930 nas viagens transatlânticas.
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