quinta-feira, 14 de julho de 2011

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Na Antiguidade o poeta e escritor Antípatro de Sídon criou uma lista para mostrar as mais belas obras já feitas pela mão do homem em todo o mundo. Entre os locais e estruturas escolhidas estavam templos, estátuas e prédios, que seriam lembrados para sempre como as sete maravilhas do mundo antigo.

A pirâmide de Quéops no Egito, os jardins suspensos da Babilônia, o templo de Ártemis em Éfeso, a estátua de Zeus em Olímpia , O mausoléu de Halicarnasso, O colosso de Rodes e o farol de Alexandria são as lendárias construções, das quais apenas a pirâmide sobreviveu aos nossos tempos.

Assim, nos próximos dias irei publicar postagens relacionadas a cada uma delas, mostrando porque essas obras foram consideradas tão imponentes a ponto de ser registradas para sempre na história.

Curiosidades:

- A ideia de criar uma lista ressurgiu nos últimos anos e um concurso mundial foi aberto;

- Os vencedores das novas Sete Maravilhas do Mundo envolvem construções diversas, como a cidade de Petra na Jordânia, as Muralhas da China, o Cristo Redentor no Brasil, o Taj Mahal na Índia, Machu Picchu no Peru, Chichén Itzá no México e o Coliseu de Roma;

- A pirâmide de Quéops continua na lista como uma “oitava maravilha honorária”.

-- Thiago Amorim

sábado, 21 de maio de 2011

Istambul

Estreito de Bósforo - pôr do sol

Assentada no lado europeu da Turquia nos dias atuais, a cidade de Istambul foi durante muitos séculos a mais importante do mundo. Transformada em capital da Roma Imperial sob o reinado de Constantino, o Grande, a cidade fez fama em diversas partes do globo e sem dúvida foi a mais cosmopolita e interessante à sua época. Seus mercados eram disputados por povos diversos, entre os quais genoveses e venezianos; as inúmeras guerras para conquistá-la dariam belos filmes hollywoodianos (não compreendo porque a indústria do cinema não atentou para isso ainda).

Os tempos de glória nos Impérios Romano, Bizantino e Otomano ficaram para trás, mas Istambul ainda guarda o charme das mesquitas e das basílicas, além da convivência entre diferentes povos e a beleza da arquitetura oriental. Entretanto, a “troca de mãos” entre gregos, romanos e turcos, deixaram suas marcas. Peças artísticas e tesouros inestimáveis, como a estátua de Justiniano com a maçã em suas mãos, ou a Igreja dos Santos Apóstolos, onde os Imperadores bizantinos eram enterrados, há muito desapareceram.

O hipódromo construído por Constantino, por exemplo, trazia em seu arco triunfal a escultura em bronze de quatro cavalos. Roubados pelos cruzados em 1204, após o saque da cidade, eles hoje estão em Veneza, sobre o pórtico da Basílica de São Marcos.
Mesquita Azul - Istambul
Apesar dessas perdas ao longo dos séculos, Istambul ainda guarda relíquias de outrora. Entre suas principais atrações estão a Basílica Hagia Sophia, construída pelo Imperador Justiniano no século VI D.C., e transformada em mesquita pelos turcos após a queda de Constantinopla em 1453. Mesmo que quinze séculos tenham se passado desde a sua construção, a basílica (hoje um museu) mantém-se firme como elemento vivo do passado majestoso da cidade.

Ainda que se entenda a mágoa européia pela perda da cidade, a conquista turco-otomana acabou por dar-lhe novo fôlego. Na verdade, eles a salvaram da desgraça quando a conquistaram. Sob o Imperador Constantino XI, Constantinopla nada mais era que um punhado de vilas cercadas por muros. A população havia escasseado e a miséria estava presente em toda parte. Bizâncio, como resquícios de Roma não mais existia, e havia se tornado apenas um estado vassalo do Império Otomano.

Cisterna da Basílica
Assim, quando Mehmet II (um líder renascentista e modernista), adentrou as muralhas e transformou a cidade em sua capital, tratou de repará-la e devolver-lhe a glória. Inúmeras obras públicas foram construídas e muitas outras reparadas. Aquedutos foram consertados, templos e muros reconstruídos e palácios erguidos. Constantinopla se tornara, novamente, uma das cidades mais incríveis do mundo.

Entretanto, o Império, como todos os outros antes dele, chegaria ao fim.  Quase quinhentos anos depois da conquista, a cidade teria seu nome modificado, perderia o status de capital e se tornaria apenas um posto avançado dos turcos na Europa. Sua localização, contudo, a torna uma das mais importantes do mundo, já que o estreito de Bósforo é um elemento importante para a geopolítica e economia mundiais.

-- Thiago Amorim

Curiosidades:

* Istambul é a antiga Constantinopla. Seu nome permaneceu após a conquista turca e apenas no século XX foi modificado;

* Apesar de se destacar como um dos mais famosos templos da cidade, a Hagia Sophia não é o maior. A mesquita azul, construída por Ahmed I, tem esse título desde o século XVII;

* A Basílica dos Santos apóstolos, edifício que inspirou a construção de São Marcos em Veneza, deu lugar a mesquita Fatih em anos posteriores à conquista da cidade;

* O Hipódromo foi destruído, mas hoje em dia há uma praça na cidade, no local onde o mesmo se erguia que mantém o traçado da sua construção;

* O mercado de Istambul é ainda hoje um dos mais diversificados do mundo e atrai visitantes de todas as partes do planeta;

* A cisterna da basílica, construída por Justiniano no século VI, é umas das atrações mais visitadas.

* Estuda-se a possibilidade de devolução da Basílica Hagia Sophia à Igreja Ortodoxa;

Para saber mais:

O Império Otomano – Donald Quataert;

História das cruzadas, vol. I, II e III – Steven Runciman;

1453, a queda de Constantinopla- Steven Runciman;

1453: A Guerra Santa por Constantinopla e o confronto entre o Islã e o Ocidente – Roger Crowley

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O preconceito que vem de berço

Recentemente tive o desprazer de observar uma cena terrível, daquelas que volta e meia aparecem e não são percebidas ou levadas a sério, mas que deviam ter sim nossa atenção por evidenciar de onde surgem a violência e o preconceito.

Dois garotos caminhavam pela rua. Era um lugar movimentado, de tráfego intenso e muito perigoso. Os menininhos deviam ter cinco ou seis anos cada, e provavelmente eram irmãos. Por medo do trânsito, e evidentemente por companheirismo, estavam de mãos dadas. Uma cena simples, sem conotação de qualquer tipo que fosse.

Mais adiante na rua, infelizmente, estavam uma mãe e seus três filhos, reunidos com alguns vizinhos. Os dois passaram por ali sem imaginar o que viria a seguir.

“Viados, bichas!” Proferiu a péssima senhora e seus amigos. Os meninos olharam para trás assustados e soltaram as mãos imediatamente. “Podem andar agarrados assim não! Isso é coisa de viado.” Falou novamente uma daquelas pessoas. As crianças que estavam junto a elas imediatamente começaram a gritar coisas parecidas, como se hostilizar o outro fosse normal ou correto.

Uma semente havia sido plantada!

Uma semente maligna que traz apenas maldade e sofrimento. Os parentes mais próximos daquelas crianças, que lhes deviam ensinar o que é bom, justo e humano, lhes haviam dado um péssimo exemplo. O preconceito, que jamais nasce com cada um de nós, fora colocado entre eles. Algo que provavelmente os acompanhariam pelo resto da vida. A violência, que geralmente vem nesse “pacote”, a partir de agora seria permitida.

No futuro, mães e pais dirão que nunca ensinaram nada de errado a seus filhos, que não desejavam que fossem cruéis com seus amigos ou “inimigos”.

O lado bom disso tudo é que nem sempre a semente vinga. Ao dobrarem a esquina, os dois irmãozinhos imediatamente seguraram as mãos um do outro novamente. Não foram contaminados pelos adultos que lhes atormentaram. O mal ao menos entre eles não venceu dessa vez!

-- Thiago Amorim

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Empire State Building

Construído em meio à grande depressão dos anos 1930, o Empire State Building manteve o recorde de edifício mais alto do mundo por quarenta e um anos. É  considerado por muitos como um dos mais belos edifícios em estilo Art Déco do mundo e  sua emblemática imagem tornou-o parte importante da paisagem de New York. A história da sua construção revela o que grandes fortunas e busca por lucros podem trazer.

No início do século XX, nos EUA, mais precisamente em New York, uma acirrada disputa buscava estabelecer o recorde de edifício mais alto do mundo. Na corrida que se seguiu, imensos e belos prédios foram construídos imortalizando-se na Skyline de Manhattan. O Empire State foi o vencedor e tirou o título ganho pelo Chrysler apenas poucos meses antes.

Suas dimensões impressionaram a todos. Com 381 metros de altura no piso mais alto e 443 no topo da antena, o Empire State possui 86 andares ocupáveis, e mais 16 no pináculo. Em sua construção foram usados 10 milhões de tijolos, 113 quilômetros de canos, 760 quilômetros de cabos elétricos e nada menos que 1.886 quilômetros de cabos de elevadores. Ele ainda possui 6.514 janelas, 73 elevadores, 250.000 metros quadrados de espaço aproveitável e pesa 365.000 toneladas.


Empire State Building em construção - 1931
No 102º andar, esperava-se que fosse possível receber dirigíveis, e uma plataforma foi construída para isso. Infelizmente com a construção concluída observou-se que a enorme velocidade do vento no local impossibilitaria a operação. No fim das contas isso não representou grande prejuízo, já que a era dos dirigíveis acabaria apenas alguns anos depois com o acidente do Hindenburg.

Com oitenta anos recém adquiridos (foi inaugurado em 1º de maio de 1931), o Empire State Building ainda mantém a majestade. Voltou a ser o mais alto edifício de Manhattan após a destruição do World Trade Center em 2001 e tem um excelente público, tanto em visitações como em locatários. Uma viagem a New York, sem uma visita ao Empire State Building é como ir ao Rio e não ver o Cristo Redentor.

Curiosidades:

*O edifício foi construído em apenas um ano e quarenta e cinco dias;

*Seu nome deriva do apelido do estado de Nova York “Empire State”;

*A crise da época em que o edifício foi construído fez com que poucos espaços de escritório fossem alugados, o que lhe rendeu o apelido de “Empty State Building”;

*Apenas cinco trabalhadores morreram durante a construção. Número bastante aceitável para a época;

*Desde 1931 cerca de trinta pessoas já se suicidaram jogando-se do edifício.

*Anualmente há uma corrida rumo ao topo, onde os concorrentes são desafiados a encarar os 1.575 degraus de suas escadarias;


* Em 1945 o Empire State foi atingido por um avião. Felizmente o acidente não comprometeu sua estrutura e o prédio foi reaberto poucos dias depois;

*O edifício tem seu próprio código postal.

-- Thiago Amorim

domingo, 10 de abril de 2011

Simone

Um diretor com talento incrível, mas incompreendido pela indústria do cinema; uma atriz com excesso de “estrelismo”; um cientista da computação louco e à beira da morte. Três histórias que se fundem em apenas uma. Essa é a jogada inicial do filme “Simone”, uma obra prima do cinema (pelo menos sob meu ponto de vista).

Quando a atriz principal do seu filme desiste das gravações, Viktor Taransky (Al Pacino) perde a credibilidade, o financiamento e o emprego. Desesperado e sem saber o que fazer, imagina estar arruinado, até que um desconhecido admirador do seu trabalho aparece com uma solução inusitada: a possibilidade de criar uma Diva totalmente computadorizada com o que há de melhor na indústria do cinema.

O resultado é um sucesso estrondoso, mas também uma série de confusões. Simone se torna um ícone, com milhões de fãs em todo o mundo, e uma espécie de personalidade dentro do “Eu Taransky”.  Para provar a existência da diva virtual, o diretor cria loucas situações de forma a satisfazer as cada vez maiores exigências do público.

A mentira ajuda Taransky e ele recupera a dignidade. Aos poucos, contudo, é esquecido pelo público e até por si mesmo. O choque de interesses, e o cada vez maior conflito interior fazem com que Viktor tome medidas extremas para solucionar o enorme problema que criou. Não imaginava ele que Simone tornara-se tão real que para o público, e até para si mesmo, ele quem passara a ser inexistente.

O filme peca em apenas um ponto. O de ser tão curto! Com uma história tão legal, Simone poderia avançar e ousar mais, talvez aprofundando o conflito interior de Taransky.

Assim encerro mais uma dica de filme, daqueles para ver e rever.

Grande abraço!

-- Thiago Amorim

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A cidade no mar

Outro dia estávamos na faculdade e surgiu durante a conversa entre amigos a ideia de se fazer cidades sobre o mar... Lembrei na ocasião que já havia visto algo parecido, inclusive sendo um projeto antigo. Resolvi então pesquisar novamente o assunto e depois de encontrá-lo decidi postar aqui.

A cidade a qual me referia surgiu na antiga União Soviética, no que seria o atual país do Azerbaijão. Trata-se de “Neft Daşları”, ou em inglês “Oil Stones” (Pedras de petróleo). Como o próprio nome sugere, a cidade surgiu aliada a produção de petróleo.

Com grande sede por recursos energéticos após o fim da Segunda Guerra Mundial, e, até então, poucas reservas para expandir a produção de petróleo em terra, os líderes soviéticos abraçaram a ideia de buscá-lo no mar. Como solução para garantir a mão-de-obra necessária para a realização dessa empreitada, decidiu-se pela construção de uma grande cidade junto às plataformas petrolíferas.

Situada há mais de 40 km da costa, em meio ao Mar Cáspio, sobre gigantescos blocos de aço, surgiria uma enorme cidade que teria escolas, bibliotecas, indústrias e parques públicos, de forma a garantir que milhares de pessoas dividiriam esse espaço com conforto e comodidade.

Apesar dos problemas logísticos envolvidos, a construção terminou em meses. Um grande feito da engenharia que surpreendeu o mundo.

O sonho, entretanto, não foi tão promissor. Alguns anos após o término, à medida que suas reservas petrolíferas esgotavam e novos campos de extração surgiam no extremo norte russo, a cidade foi sendo abandonada. Dependente economicamente do negócio do petróleo, Neft Daşları” foi desativada quando essa indústria dali se retirou. O que talvez tenha sido um dos mais ambiciosos projetos da história simplesmente deixou de ter importância e foi esquecido*.


A história de “Neft Daşları” mostra que apesar dos projetos propostos para a construção de cidades no mar existentes hoje em dia, deve-se creditar aos comunistas soviéticos a ousadia e o pioneirismo de levar o homem e sua mais característica invenção, a própria cidade, ao mar.

Curiosidades:

* A cidade perdeu a produção de petróleo, mas não foi completamente abandonada. Estima-se que duas mil pessoas ainda vivam lá atualmente.


-- Thiago Amorim

domingo, 13 de março de 2011

Tsunami

Tsunami que devastou a região costeira do nordeste japonês em 2011
Foto: Mainichi Shimbun/ Reuters

Essa palavra foi pouco conhecida no Brasil até que a devastação na Ásia em 2004 a trouxe para o nosso cotidiano. E parece que depois que chegou não quis mais ir embora, já que nos anos seguintes cada vez mais notícias relativas a esse tipo de acontecimento têm aparecido, sendo o caso japonês o mais recente. Mas porque acontecem as “ondas gigantes” ou “tsunamis”? 

Para entendermos os tsunamis primeiro devemos entender que a Terra não é um bloco sólido, e muito menos estático. Ela é na verdade repleta de camadas, como uma cebola, que vão da superfície até o centro. Essas camadas são compostas de diversos elementos como rochas e ferro, ou simplesmente magma. E sempre se movimentam. Graças a essas movimentações os continentes surgiram e se modificaram ao longo do tempo, e é também graças a elas que temos o nosso campo magnético, que nos protege dos raios solares.

A superfície do planeta está assentada sobre a crosta, camada esta que desliza sobre as demais e é fraturada em gigantescas placas. São as chamadas placas tectônicas. Elas estão em constante movimento e inevitavelmente tendem a chocar-se umas com as outras. E aí reside o segredo dos terremotos, e por conseqüência, dos tsunamis.

Quando há um choque entre as placas acontecem os terremotos. Suas intensidades são medidas numa escala criada por Charles Francis Richter. Assim, de acordo com a intensidade do tremor e do choque, pode-se diagnosticar na escala Richter a magnitude do terremoto. Cada grau na escala equivale a números cada vez mais cataclísmicos em relação aos anteriores. Um terremoto de escala 6 tem uma força dez vezes maior que um de escala 5. Já um de escala 9 tem um poder 100 vezes maior que um de escala 7.

No caso do evento ter sido abaixo do leito do oceano, principalmente se houver rompimento ou elevação de terreno submarino, as ondas gigantes ou “tsunamis” aparecem, arrasando grande parte das regiões costeiras que estejam no seu caminho.

No mundo inteiro há áreas propícias ao surgimento de terremotos, mas em áreas específicas, próximas das fissuras nas placas tectônicas, os riscos e as atividades sísmicas são maiores. No caso do Japão há grande intensidade de sismos devido a sua localização sobre o que os cientistas chamam de “Círculo de fogo do Pacífico”, uma área de encontro de placas que se arrasta desde a América do sul, alcança a América do norte, a Ásia e a Oceania.

Área que os cientistas chamam de "Círculo de fogo do
Pacífico" em reprodução do "the history Channel"

Como se pode ver, os tsunamis que aconteceram recentemente não têm relação alguma com os impactos ambientais causados pelo homem, mas sim com as movimentações naturais da crosta terrestre. No caso dos terremotos, diferentemente de outras catástrofes naturais, não podemos fazer nada a não ser torcer por impactos menores e preparar-se sempre para o pior. Países que se preparam têm número de mortes relativamente pequenos mesmo em terremotos de grandes magnitudes. O Japão é um exemplo disso...

-- Thiago Amorim

Para saber mais: Breve história de quase tudo - Bill Bryson

* Não apenas terremotos podem causar tsunamis. No caso de avalanches, deslizamento de terra, explosões submarinas, entre outros eventos que desloquem uma grande quantidade de água do mar, os tsunamis podem aparecer e causar estragos.

sexta-feira, 11 de março de 2011

O Sertão

A vegetação carcomida pelo sol cáustico; as pedras surgidas do solo morto e ressequido, frutos do clima árido do sertão, dão uma aparência desoladora à paisagem. Animais mortos, lagos secos, seres famintos; povo sofredor, angustiado. O sertão das cores marrom e cinza. Isso é tudo o que se vê; tudo o que se “vende” por aí.

Durante boa parte do ano essa paisagem se transforma e revela um lado fascinante, conhecido apenas por aqueles que vivenciam a mudança.

As árvores, aparentemente mortas, renascem em uma profusão de cores e perfumes. O solo árido torna-se fértil e produz com abundância. O povo anima-se; a festa é grande. A novena é rezada; a padroeira homenageada. A vida segue com fartura e alegria, com a esperança de que tudo será sempre bom. O Sertão lindo, doce e agradável aparece.

É pouco conhecido, não é anunciado. Mas encanta, apaixona, emociona, diverte. O povo daqui o conhece; o povo que ama, que sofre, que ri... O povo do Sertão... O Sertão...

-- Thiago Amorim

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia da mulher!

No dia oito de março comemora-se o dia internacional da mulher. Em homenagem a tão importantes seres, resolvi expor aqui uma mensagem que me emocionou há alguns anos. É um poema escrito por Sam Levenson e adotado pela maravilhosa atriz Audrey Hepburn...

Espero que gostem!

Abração!

O texto a seguir foi lido pela atriz no natal de 1992 para os seus filhos. Também há um trecho do Talmude que revela a importância da mulher...




"Segredos de beleza de uma mulher (Sam Levenson)



1 - Para ter lábios atraentes, diga palavras doces;

2 - Para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas;

3 - Para ter um corpo esguio, divida sua comida com os famintos;

4 - Para ter cabelos bonitos, deixe uma criança passar os dedos neles pelo menos uma vez ao dia;

5 - Para ter boa postura, caminhe com a certeza de que nunca andará sozinha;

6 - Pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas; jamais jogue alguém fora;

7 - Lembre-se que, se alguma vez precisar de uma mão amiga, você a encontrará no final do seu braço. Ao ficarmos mais velhos, descobrimos, porque temos duas mãos, uma para ajudar a nós mesmos, a outra para ajudar ao próximo;

8 - A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela veste, nem no corpo que ela carrega, ou na forma como penteia o cabelo. A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, porque esta é a porta para o seu coração, o lugar onde o amor reside;

9 - A beleza da mulher não está na expressão facial, mas a verdadeira beleza de uma mulher está refletida em sua alma. Está no carinho que ela amorosamente dá, na paixão que ela demonstra;

10 - A beleza de uma mulher cresce com o passar dos anos.

O Talmud é um livro onde se encontram condensados todos os depoimentos, ditados e frases pronunciadas pelos Rabinos através dos tempos. Há um ditado que termina assim:

'Cuida-te quando fazes chorar uma mulher, pois Deus conta todas as suas lágrimas. A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada.'"


Que todas as mulheres tenham um dia, uma semana, um ano, e uma vida maravilhosas. Que coisas horríveis como a caça às bruxas da Idade Média, a repressão costumeira e o abandono presente em todas as eras da humanidade jamais se repitam... Que as mulheres sejam valorizadas como realmente merecem!

Feliz dia 08 de março! Feliz dia da mulher!

-- Thiago Amorim

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cristo Redentor

Estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Ele é uma das novas sete maravilhas do mundo. É um símbolo internacional do Brasil e foi um presente doado pela França para o povo brasileiro.

Tem algo errado na frase acima...

E tem mesmo. Na verdade a estátua do Cristo, no Rio de Janeiro, foi financiada através de doações angariadas por todo o Brasil, em campanha feita pela Igreja Católica, e diferentemente do presente francês para os EUA, a Estátua da Liberdade, construído completamente em solo brasileiro.

Há ainda quem diga que a estrutura da estátua não tenha sido desenvolvida no Brasil ou por brasileiros. Pesquisas recentes, contudo, comprovam que o engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa foi o responsável pelo projeto e pelos cálculos estruturais. A confusão a respeito do tal “presente francês” vem do fato que as mãos e a cabeça da estátua, ambas peças esculturais, foram desenvolvidas pelo artista francês Paul Landowski.

Os trabalhos de construção iniciaram-se em 1926 estendendo-se até o dia 12 de outubro de 1931. A cerimônia de consagração do monólito de concreto e pedra sabão foi muito festejada por todo o país.

Estátua do Cristo Redentor durante a sua construção
Prestes a completar oitenta anos ele permanece como uma das maiores estátuas representando Jesus Cristo no mundo. Suas dimensões são impressionantes não apenas pelos números, mas também pela localização. Com 38 metros de altura, sendo oito de pedestal, o Cristo Redentor está localizado no alto do Morro do Corcovado no Rio, a uma impressionante altitude de 700 metros.

A estátua aparece com freqüência em diversas produções na televisão e cinema mundiais, e é visto por muitos como o símbolo indiscutível da fé católica do povo brasileiro. A ironia de tal afirmação, contudo, é que apesar de ser visto como tal, a estátua está localizada no Estado com a menor proporção de católicos no Brasil.

-- Thiago Amorim

Para saber mais:

Detetives da história - The history Channel