sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Novembro de 1942: O começo do fim de Hitler

A máquina de guerra Alemã funcionava a todo vapor desde 1937 (durante a guerra civil espanhola) e 1939, data do estopim da Segunda Guerra Mundial. Confiante nos seus exércitos e convencido pelas inúmeras vitórias que havia conquistado durante todo o conflito, Hitler mudou o rumo da guerra em direção a União Soviética, em 1941, na conhecida “Operação Barbarossa”.

O plano dessa operação era o de conquistar a União Soviética e obter seus recursos naturais, para assim continuar a guerra. No primeiro ano de batalha, os alemães se deram bem e chegavam a adentrar 60 km por dia no território soviético. Cercaram Leningrado (São Petersburgo) e se aproximaram perigosamente de Moscow. Milhões de pessoas foram feitas prisioneiras ou assassinadas.


Rumando em direção ao Cáucaso, onde obteria grande quantidade de petróleo e cereais, Hitler repentinamente mudou de ideia. Desejava conquistar Stalingrado (atual Volgogrado) a todo custo, e assim humilhar Stalin perante seu povo, além de tomar uma parte estratégica da distribuição de mantimentos soviéticos. Para isso, o poderoso 6º exército foi enviado rumo à cidade com um contingente de 300.000 homens. Esperavam tomar Stalingrado rapidamente, como vinham fazendo com outras cidades européias, mas estavam enganados. A resistência nessa cidade causou a mais sangrenta das batalhas em toda a história, onde cerca de 2 milhões de pessoas foram mortas.


Em novembro de 1942 a estratégia alemã falhou perante os recursos praticamente ilimitados dos soviéticos e o rigoroso inverno russo. Os primeiros se viram enclausurados na cidade, sem recursos bélicos, combustível ou alimentos suficientes. No dia 2 de fevereiro de 1943 os alemães, em Stalingrado, se rendiam. Novembro havia marcado o começo do fim de Hitler.

Nenhum comentário: