No dia 10 de abril de 1912 o navio Titanic foi inaugurado na Inglaterra. Gigantesco, com cerca de quarenta e seis mil toneladas e 269 metros de comprimento, seria o maior e mais luxuoso do mundo até então. Fruto da classe Olympic, da White Star Line, era a “menina dos olhos” da companhia e sua primeira viagem era anunciada com muita pompa. Dizia-se que o maravilhoso navio era insubmergível, que nem mesmo o próprio Deus poderia afundá-lo.
Cerca de 2.200 pessoas, incluindo-se a tripulação, embarcaram no navio em Southampton, Cherbourg e Queenstown com direção a cidade de Nova York. Entre outras acomodações, os passageiros contavam com piscina, academia, biblioteca e quadra de Squash, além do famosíssimo Café Parisiense, o primeiro do tipo em navios de cruzeiro. De financistas a proprietários de estradas de ferro, o suntuoso navio desfilava com a nata da burguesia americana e européia no período mais fascinante vivido por essa classe, a Belle Époque.
Até mesmo os passageiros das segunda e terceira classes dispunham de relativo conforto não encontrados em qualquer outro navio à época. Banheiros exclusivos por cabine eram encontrados nas classes menos favorecidas e podia-se caminhar entre os passageiros da primeira classe (com algumas ressalvas, claro).
A megalomania e orgulho seriam em poucos dias dilacerados. Na noite de 14 de abril o gigantesco navio abalroou um Iceberg comprometendo alguns dos compartimentos estanques. Apenas algumas horas depois, já na madrugada do dia 15, o insubmergível navio iria a pique com 1517 de seus ocupantes. Aproximadamente 703 escaparam.
No primeiro instante em que as notícias alcançaram os grandes centros, poucos acreditavam na tragédia. Até mesmo chegou-se a formar uma multidão no porto de Nova York na terça-feira posterior ao acidente na esperança que o navio atracasse com segurança. A realidade seria mais cruel e traria os sobreviventes com relatos surpreendentes sobre o naufrágio.
Devido à tragédia, as normas de segurança internacionais mudaram, e a partir dessa data os navios deveriam ter botes salva-vidas suficientes para todos os passageiros. As experiências daqueles que sobreviveram à catástrofe mais famosa do mundo se transformaram em diversos filmes, lendas e livros.
O Titanic se foi com apenas "cinco dias de vida”, mas permanece no imaginário popular desde então.
-- Thiago Amorim
Para saber mais:
“As 100 maiores catástrofes da história” – Stephen J. Spignesi
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