sábado, 20 de março de 2010

Livro: "Armas, Germes e Aço"

Por que o povo da Eurásia se mostrou mais apto a construir impérios, criar tecnologias e dominar o mundo durante grande parte da história humana? 
Os Eurasianos são melhores que todo o resto da população mundial e, portanto, mais evoluídos?

Os relatos preconceituosos derivados dessas perguntas (até mesmo afirmações) são postos abaixo pelo excelente trabalho do Professor Jared Diamond no seu livro "Armas, Germes e Aço".

Essa obra (que lhe rendeu o prêmio Pulitzer) traz de forma clara e concisa uma explicação simples para a hegemonia eurasiana na história da raça humana.

Segundo seu trabalho, as condições climáticas e geográficas da Eurásia propiciaram o desenvolvimento do que o autor chama de armas, germes e aço: exércitos, doenças e tecnologia, que viriam a ser os meios de dominação utilizados contra as outras regiões do mundo. 

Para os Darwinistas sociais a sua resposta é bem concisa: Os povos que vivem sem um estado definido, com leis e instituições para solucionar os seus problemas, precisam resolvê-los por si mesmos. Então apenas os mais desenvolvidos geneticamente conseguem sobreviver, o que torna os aborígenes australianos, por exemplo, mais evoluídos que os Europeus. 

Seus preconceitos nunca mais terão sentido depois de apreciar esse livro...
Leitura obrigatória para todos! 

-- Thiago Amorim

3 comentários:

Fernando disse...

O meio onde o organismo está inserido irá determinar quais caracteristicas que serão selecionadas, adaptando-os, assim, ao meio. Alguns povos tiveram que se adaptar de forma diferente do que outros. Alguns tiveram que inventar germes, aço e armas... Tirando os preconceitos, racismos e toda injustiça disseminada pelos Darwinistas Sociais, um pouco eles estão corretos, afinal essa é a base da Evolução, que eles seguem á risca! Só esqueceram de considerar que durante a evolução nós desenvolvemos a consciencia e o raciocinio, saindo, dessa forma, da cruel indiferença da natureza... Abraços

Thiago de França Amorim disse...

Obrigado pelo comentário Fernando.
Fico feliz quando as pessoas aparecem e deixam uma contribuição...
Grande abraço!

Andréa Brandão disse...

Puxa, fiquei curiosa!
Acabo de comprar 9 livros "técnicos", mas preciso "encaixar" este em minhas leituras.

Beijão!