Expansão Islâmica e o bloqueio do Mediterrâneo |
Toda essa influência lhe rendia enormes
rendimentos e honrarias, de forma que quando do advento do período
renascentista, ela se tornou a maior patrocinadora dos artistas da época.
A
fortuna arrecadada durante anos e anos de exploração do campesinato europeu,
entretanto, não seria suficiente para garantir a realização das obras e dos caprichos
dos inúmeros pontífices católicos que governaram a Igreja durante o
Renascimento. Assim, diversas guerras foram travadas de forma a adquirir esses recursos,
tendo sido o Papa Júlio II, o que talvez tenha angariado maior fortuna e
prestígio (embora muitos historiadores considerem Inocêncio III como o mais poderoso entre os pontífices).
Boa
parte da renda da Igreja vinha de doações voluntárias dadas pelos fiéis,
embora, cada vez com maior frequência, a venda de indulgências se tornava uma
excelente fonte de renda para os interesses do clero. A partir do pontificado
de Júlio II e, principalmente, após o início das obras de reconstrução da
Basílica de São Pedro, em Roma, as indulgências ganharão status de dogma junto
a igreja. Por uma quantia específica de dinheiro doado ao papado, era possível
diminuir o tempo no inferno ou, se você fosse sabiamente generoso, garantir um
lugar no paraíso.
Basílica de São Pedro, Vaticano, Roma |
Foi
nesse período de euforia religiosa, artística e econômica que Lutero chegou aos
Estados Pontifícios. Ele vinha de um lugar menos afetado pelo Renascimento, os
longínquos e “atrasados” estados alemães. Por ser um homem de fé quinhentista, tinha também muitas superstições, de forma que ao chegar em Roma cumpriu promessas, participou de rituais de adoração aos santos,
anjos e mártires da igreja; presenciou os supostos milagres e ouviu as
importantes instruções sobre como se devia utilizar as fabulosas relíquias dos
santos ou ainda as lascas de madeira da
cruz, bem como os espinhos da coroa de Cristo.
Martinho Lutero |
Seu choque, contudo, não poderia ter
sido maior. Voltou para a Alemanha triste, desconfiado, arrasado. Passaria o
resto da vida decepcionado. Assim, aprofundando-se nos seus estudos
linguísticos, pode compreender melhor a palavra de deus, e interpretar a bíblia
de maneira diversa daquela pregada pela Igreja.
As 95
teses de Winttenberg continham suas queixas contra as horripilantes práticas da
igreja quinhentista. São Pedro (a basílica) seria uma aberração descabida, um
ultraje à palavra de deus. O homem podia alcançar o paraíso por esforço
próprio, pelo arrependimento, pela caridade. Muros de pedra e montanhas de ouro
não serviriam para nada, apenas para garantir a supremacia do papado. Obviamente
tal ultraje a figura do papado e a própria Igreja não passariam despercebidos. Lutero
foi severamente perseguido e levado a julgamento perante o Imperador do
Sacro-Império Romano-Germânico, Carlos V.
Apesar
da pressão que sofreu para negar o que dizia e se desculpar com Roma, Lutero
escapou da fogueira. Teve muita sorte, pois além de ter amigos poderosos que o
podiam proteger, o ocupante do trono de São Pedro, o Papa Leão X era mais
príncipe que guerreiro. Tivesse Lutero dado a bater em um Júlio II ou um
Alexandre VI, teria um destino próximo ao experimentado por Savonarola, na rica
Florença de outrora.
Lutero e as 95 teses de Winttenberg |
Esses
eventos desencadearam uma nova maneira da Igreja perceber-se como guia espiritual
do mundo. Entendendo que seu poder e influência diminuíam, o papado tratou de
criar mecanismos para recuperar sua força. A Contra-Reforma, como ficou
conhecida, reformulou completamente o catolicismo, criou a
Companhia de Jesus, e estabeleceu novos paradigmas para a fé. Além disso, a
arte, que desde o Renascimento havia adquirido grande importância junto ao
povo, foi usada como instrumento catequizador e catalizador da fé, especialmente através do barroco.
São Longino (Longuinho) - Bernini, artista Barroco |
Esse fantástico movimento artístico irá teatralizar os espaços de culto,
criando momentos e emoções diversas para os seus espectadores. As igrejas serão
decoradas com tantos detalhes e efeitos, que evocarão o próprio paraíso. O
novo estilo artístico e arquitetônico irá se apropriar amplamente da perspectiva
e da geometrização dos espaços para dar certo. O escorço, elemento muito
utilizado pelos gregos para dar mais harmonia aos seus fabulosos templos de
mármore, será levado à exaustão no barroco.
As igrejas estarão recheadas de anjos, santos,
mártires e personagens bíblicos. Molduras gigantescas serão criadas a partir de
elementos diversos, como o famoso baldaquino de São Pedro, em Roma, que transforma
a belíssima cátedra basilical ao fundo, em um fabuloso quadro mural. O barroco
também deixará marcas no panorama das cidades construídas ou reconstruídas à
essa época. Grandes avenidas, geometrização dos logradouros, grandes espaços e
áreas abertas, além do destaque dado a monumentos diversos pela cidade, fazem
parte dos seus projetos. Apesar de ser um estilo artístico ligado à
Contra-Reforma, o barroco será levado para os mais diversos lugares do mundo: França, Alemanha, América e até mesmo o longínquo oriente.
Quanto a Lutero, sua vida tomará rumos bem
diversos daqueles que se esperavam de um religioso católico. Apesar de não
desejar que houvesse um cisma tão grande, com um racha tão profundo na Igreja,
e de se martirizar pelos excessos causados pelas revoltas campesinas, o religioso não teve
outra opção a não ser viver pregando o protestantismo pela Europa. Seu
casamento com uma ex-freira, com quem foi muito feliz e teve vários filhos por
sinal, acabou por afastá-lo de vez do catolicismo. As ideias luteranas sobre
buscar a salvação através da fé perduram até os nossos dias.
-- Thiago Amorim
Para saber mais:
MUMFORD, Lewis. A cidade na história – suas origens, transformações e.
perspectivas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
PIRENNI, Henri. Maomé e Carlos Magno: O Impacto do Islã Sobre a Civilização Europeia. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010
PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. Cortez, São Paulo. 2004