sábado, 16 de julho de 2011

O templo de Ártemis em Éfeso



Éfeso foi durante muitos séculos uma das mais importantes cidades do mundo. A região foi colonizada pelos gregos e posteriormente dominada pelos romanos, tornando-se a segunda maior cidade do império, com uma população de aproximadamente 250.000 pessoas. Apesar de sua influência como cidade e importante porto comercial da Ásia, foi o Templo de Ártemis, considerado a maior das maravilhas do mundo antigo por Antíoco de Sídon, que alçou sua fama até os dias atuais.

O famoso templo na verdade foi construído e reconstruído diversas vezes. O primeiro foi demolido por uma grande enchente por volta do século VII antes de Cristo. O rei Croesus mandou que fosse reconstruído com grande requinte por volta do século VI a.C, de forma que ele talvez tenha sido o primeiro templo grego feito inteiramente em mármore. Os trabalhos prosseguiram por vários anos e só no século VI a.C. foi completado. Infortunadamente, pouco tempo após as finalizações do trabalho, foi incendiado e completamente destruído.

Após essa segunda destruição, o templo de Ártemis foi reconstruído com ainda mais esplendor. O novo prédio tinha cerca de 130 colunas e várias estátuas de mármore. Foi essa nova versão do templo que ficou registrada como a maior maravilha do mundo por Antíoco de Sídon. Pessoas de todos os lugares se dirigiam ao templo para louvar a Deusa Ártemis e trazer-lhe recompensas.

O novo templo perdurou por cerca de 600 anos até ser destruído pelos Godos. Ele foi reconstruído, embora com menos esplendor, mas novamente incendiado e desmantelado, dessa vez por mãos cristãs no século V.

Curiosidades:

- Heróstrato causou o primeiro incêndio do templo com o objetivo de ser lembrado para sempre. Ele foi executado pelo crime e teve seu nome apagado dos registros históricos. Um historiador da época, entretanto, escreveu sobre o acontecimento e o bandido conseguiu seu intento;

- O incêndio do templo coincidiu com o nascimento de Alexandre, O Grande, motivo pelo qual ele era aclamado como Deus, ou de natureza divina;

- Como Ártemis(Diana) era uma Deusa muito popular entre os romanos, a Igreja Católica a “transformou” em Maria, mãe de Jesus, de forma a facilitar a assimilação do novo culto pelo povo de Roma;

- Diversas partes do templo foram levadas para Constantinopla e usadas em construções daquela cidade. A milenar Basílica de Santa Sofia contém na origem de algumas das suas colunas, partes do famoso templo.

-- Thiago Amorim

Nenhum comentário: