domingo, 17 de julho de 2011

A Estátua de Zeus em Olímpia

Construída em Olímpia, uma das mais belas cidades gregas, a estátua de Zeus entrou para a história como uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Consistia na imagem do Deus sentado em seu trono celestial. Em uma das mãos segurava a estátua de Nike, deusa da vitória, e na outra um globo com uma águia debruçada. Foi completamente modelada em marfim, ébano e ouro. Suas dimensões eram modestas, se comparadas as das outras maravilhas que entraram para a lista, mas ainda assim chegava a altura de um prédio de 5 andares (entre 12 e 15 metros). A qualidade do trabalho aliada a perícia do seu escultor Fídias, transformou-a numa das mais belas estátuas já feitas representando Zeus no mundo.

Com o passar dos anos, e a conquista da Grécia pelos romanos, a estátua despertou o interesse do Imperador Calígula, que exigiu que a mesma fosse carregada até a Capital Imperial. Ela foi transladada à Roma, mas posteriormente levada até Constantinopla e assentada no palácio de Lausus, local este que guardava inúmeras relíquias da antiguidade. Infelizmente, o local não era seguro o suficiente e um incêndio por volta do século V a destruiu completamente.

Arqueólogos nos tempos modernos encontraram vestígios do estúdio de Fídias nas ruínas de Olímpia. Quanto aos restos da estátua, em Constantinopla, jamais foram encontrados.

-- Thiago Amorim

2 comentários:

Juliana Demos disse...

Sou louca pela grecia antiga sem todos as lendas , mitos e historia e amei seu blog se puder visitar o meu e seguir sera bem-vindo já estou seguindo aqui!!!

blogjulianamyworld.blogspot.com

Thiago de França Amorim disse...

Olá Ju!
Obrigado pelo comentário, e por me seguir também!
Grande abraço!