segunda-feira, 9 de maio de 2011

O preconceito que vem de berço

Recentemente tive o desprazer de observar uma cena terrível, daquelas que volta e meia aparecem e não são percebidas ou levadas a sério, mas que deviam ter sim nossa atenção por evidenciar de onde surgem a violência e o preconceito.

Dois garotos caminhavam pela rua. Era um lugar movimentado, de tráfego intenso e muito perigoso. Os menininhos deviam ter cinco ou seis anos cada, e provavelmente eram irmãos. Por medo do trânsito, e evidentemente por companheirismo, estavam de mãos dadas. Uma cena simples, sem conotação de qualquer tipo que fosse.

Mais adiante na rua, infelizmente, estavam uma mãe e seus três filhos, reunidos com alguns vizinhos. Os dois passaram por ali sem imaginar o que viria a seguir.

“Viados, bichas!” Proferiu a péssima senhora e seus amigos. Os meninos olharam para trás assustados e soltaram as mãos imediatamente. “Podem andar agarrados assim não! Isso é coisa de viado.” Falou novamente uma daquelas pessoas. As crianças que estavam junto a elas imediatamente começaram a gritar coisas parecidas, como se hostilizar o outro fosse normal ou correto.

Uma semente havia sido plantada!

Uma semente maligna que traz apenas maldade e sofrimento. Os parentes mais próximos daquelas crianças, que lhes deviam ensinar o que é bom, justo e humano, lhes haviam dado um péssimo exemplo. O preconceito, que jamais nasce com cada um de nós, fora colocado entre eles. Algo que provavelmente os acompanhariam pelo resto da vida. A violência, que geralmente vem nesse “pacote”, a partir de agora seria permitida.

No futuro, mães e pais dirão que nunca ensinaram nada de errado a seus filhos, que não desejavam que fossem cruéis com seus amigos ou “inimigos”.

O lado bom disso tudo é que nem sempre a semente vinga. Ao dobrarem a esquina, os dois irmãozinhos imediatamente seguraram as mãos um do outro novamente. Não foram contaminados pelos adultos que lhes atormentaram. O mal ao menos entre eles não venceu dessa vez!

-- Thiago Amorim

5 comentários:

RafaCruz disse...

Muito bonito seu texto, Thiago. É ridículo as pessoas que descriminam as outras, principalmente se nem conhecerem essas pessoas.

Bjs
Rafa
rafadeoliveira-tudosobrequalquercoisa.blogspot.com
rafalennon.blogspot.com

Andréa Brandão disse...

E ainda nos perguntamos de onde vem tanta maldade, tanta violência...
Vem da falta de amor, carinho, respeito no seio das famílias.
É aí onde nós aprendemos valores que carregamos pro resto de nossas vidas.

EU TE AMO!

Bjão

Carlos Lira disse...

revoltado com tamanha mediocridade... pena que isso está banalizado. O normal hoje em dia é ser opressor. Absurdo!!

Ótimo texto thiago!!

José Marques disse...

Grande Thiago,

O preconceito é terrível na formação humana-afetiva dos nossos pequeninos!

Pois são situações como essas que fazem das crianças pessoas intoleráveis e desumanas, até!

Vamos lutar contra o preconceito!

Um grande abraço!

Kadu Oliveira disse...

Thi sou teu fã! Quando eu crescer quero escrever textos igual a vc! hehehe... Abração.

Infelizmente o ser humano adora reclamar do incendio, mas esquece quem acendeu o primeiro fósforo.