quinta-feira, 1 de julho de 2010

Julho

O mês de julho recebeu seu nome em homenagem ao Imperador romano Júlio César (o título não é original, pois o primeiro imperador, de fato, foi Augusto, seu sobrinho neto). Para quem não se lembra das aulas de história, uma das medidas tomadas durante o seu governo foi reorganizar o calendário romano. O mês correspondente se chamava “quintilis”, quinto mês do antigo calendário, que tinha o início do ano em março.

É um mês muito importante para a sociedade ocidental, pois marca eventos importantíssimos para a sua história. Temos a revolução e independência dos EUA no dia 04 de julho 1776, e a Revolução Francesa no dia 14 de julho de 1889, marcado pela tomada da Bastilha em Paris. Os resultados dessas duas revoluções foram a completa reestruturação geopolítica mundial, a tomada do poder pela burguesia e a queda da aristocracia como classe dominante. No dia 20 de julho de 1969 o homem pisou pela primeira vez na superfície da lua.

A nível local é o mês da Festa da Juventude em Santana do Ipanema, uma das festas mais conhecidas do estado, e também da festa de Santa Ana.

-- Thiago Amorim

Para saber mais:

“A era das revoluções” – Hobsbawm;

“A origem de datas e festas” – Marcelo Duarte;

Nenhum comentário: