quinta-feira, 15 de julho de 2010

Juazeiro e o Padre Cícero


Este ano estive em Juazeiro acompanhado de minha mãe, meu irmão mais velho, minha avó e o meu padrasto. Nunca pensei em ir até lá em toda a minha vida, mas como não faria nada no fim de semana e fui convidado por minha mãe a viajarmos juntos, resolvi ir também. A viagem foi divertida, mas só agora resolvi escrever sobre o lugar, o Padre Cícero e a economia da região...

Reza a lenda popular que há mais de um século aconteceu uma coisa surpreendente em uma pequena e esquecida vila do Ceará. O pároco do lugar, ao preparar a hóstia para a eucaristia e servi-la a uma freira, assustou-se quando de repente aconteceu um suposto milagre: a hóstia transformou-se em sangue.


Os presentes que testemunharam o acontecimento espalharam a notícia rapidamente e, de pessoa em pessoa, em breve a notícia chegara ao Bispo, que então, resolveu enviar uma comissão investigativa sobre o caso. Enquanto a tal comissão não chegava, o “milagre” foi presenciado por outras pessoas, trazendo cada vez mais poder e fama ao padre da região, o padre Cícero Romão Batista.

Dotado de grande inteligência e astúcia, Cícero conquistou um grande séquito de seguidores chamados romeiros, que a cada ano se destinavam a cidade de Juazeiro para prestar-lhe homenagem e pagar penitência. A chegada da comissão e a alegação de que seus milagres eram fraude, não foram suficientes para deter o movimento que veio a se tornar uma das mais famosas tradições nordestinas. De diversos lugares ainda hoje, milhares de pessoas, todos os anos se dirigem a Juazeiro com o objetivo de pagar promessas e visitar a terra do “santo padre”.


Em alguns anos, Juazeiro se tornaria cidade, tendo o padre como primeiro prefeito. Seu poder tornou-se tamanho que a política do estado passou a ser ditada por si. Mesmo com a tentativa do governo de derrubá-lo, o povo o defendeu e o salvou do exército. Por esse tempo, Cícero já não era mais padre (o Vaticano o havia expulsado da igreja), mas seus seguidores não o abandonaram. O padre morreu em 1934 aos 90 anos de idade.

Após sua morte, os romeiros não deixaram de visitar Juazeiro, que se tornou uma espécie de “Jerusalém” do sertão, “a terra prometida” dos pobres nordestinos. Em todos os lugares da cidade encontram-se pessoas vendendo estatuetas, chapéus, bolsas, e até mesmo água com o nome do padre. A economia inteira é regida por seu nome. Existem diversas igrejas e alguns museus sobre Cícero. O engraçado é que quando estive em um deles me senti em “Asa Branca”, a cidade fictícia da novela “Roque Santeiro”, com as beatas contando a história do santo e o povo abobalhado acreditando em tudo o que lhes diziam. Eu e meu irmão demos boas gargalhadas comentando esse fato.


O museu, apesar de pobre, contém as relíquias do “santo”: roupas, obras literárias (muitas delas em francês) e a mobília de sua casa.

Passamos dois dias em Juazeiro, tempo suficiente para minha mãe e minha avó pagarem suas promessas, e então voltamos a Santana. Assim acabou nossa viagem.


Quanto ao fim da história do padre, ele conseguiu boa parte de seus desejos. A cidade prosperou e graças ao seu nome se tornou famosa em todo o país. O simples e pobre rapaz do interior do Ceará conseguiu o prodígio apenas destinado aos grandes homens da história: Tornou-se imortal, será lembrado para sempre.

O outro desejo é um pouco mais complicado. Apesar de haver hoje um movimento para que a Igreja o reconheça como Santo é pouco provável que isso aconteça num futuro próximo...

-- Thiago Amorim

Um comentário:

Anônimo disse...

ótimo texto! parabéns!