sexta-feira, 4 de junho de 2010

Junho



O significado do nome do mês de junho pode ter duas definições. Pela primeira, homenageia a antiga Deusa Juno, esposa do Deus Júpiter e, portanto, rainha dos Deuses. Esta era considerada a protetora dos casamentos e do ciúme. A deusa equivalente na mitologia grega é Hera, esposa de Zeus.

Diz-se ainda que o nome Junho possa derivar de um antigo poema denominado “Fasti”. Nele o nome vem de “iunioris”, em latim significando “mais jovens”, em oposição a maio, que derivando de “maiores”, significa “anciãos”.

É um mês importante, pois é quando ocorre o solstício de verão no hemisfério norte. As festas pagãs desse evento, realizadas em diversos lugares da Europa, deram origem aos festejos juninos atuais, através do processo de aculturação feito pela Igreja Católica, para destruir e apagar a influência dos antigos deuses.

Não é de se estranhar, portanto, que os três santos católicos comemorados, Santo Antônio, São João e São Pedro, são padroeiros do casamento, das viúvas e dos “desesperados para casar”. 

-- Thiago Amorim

Para saber mais:

A origem de datas e festas - Marcelo Duarte

Nenhum comentário: