sábado, 8 de maio de 2010

A Torre Eiffel

No dia 06 de maio de 1889, há mais de 120 anos, a Torre Eiffel era aberta ao público (foi inaugurada em 31 de março do mesmo ano). A estrutura foi construída para abrilhantar a Exposição Universal de Paris, e levou mais de dois anos para ser concluída (o dobro do tempo previsto).

A Exposição foi um marco da modernidade e deveria comemorar o centenário da Revolução Francesa (aquela em que os nobres perderam, literalmente, a cabeça). Ideologicamente mostrava o triunfo da burguesia em trazer a paz e a prosperidade ao mundo.

Durante os preparativos para o evento, foi aberto o concurso para que uma estrutura símbolo fosse construída no Champ-de-Mars; um sucesso imediato, recebendo mais de cem sugestões. Gustave Alexander Elffel não estava tentado a participar, até que dois de seus funcionários* demonstraram interesse. Percebendo o enorme destaque que teria caso construísse a torre, rapidamente passou a interessar-se e lançou-se no concurso.



Com o projeto aprovado, Eiffel teve que arcar com 80% dos custos da empreitada e enfrentou vários problemas durante a construção, como as greves de funcionários que o atormentaram diversas vezes.



Mas não foi apenas o fantasma da greve que o ameaçou; as pessoas, os artistas, todos odiaram a torre. Frequentemente se falava mal do projeto e do design “tosco” e “deselegante” do monólito de ferro. “La tour Eiffel” parecia estar fadada ao fim antes mesmo do começo.



Mas o projeto seguiu adiante e impressionou a todos quando ficou pronto, se tornando em poucos anos o símbolo de Paris e da França. Ela teria sido destruída em 1909 quando acabou a concessão do terreno no Champ-de-Mars para Eiffel (Eiffel teve o direito de ficar com a torre para si durante vinte anos, quando então seria doada para a cidade de Paris), mas sua utilidade para transmissão de ondas de rádio, além da presença marcante na silhueta da cidade a salvaram.

Hoje é a atração turística mais visitada do mundo. Tem 324 metros de altura, comporta museus, restaurantes, lojas e plataformas de observação. Mais de 250 milhões de pessoas já a visitaram desde a inauguração.

*Maurice Koechlin e Émile Nouguier foram os primeiros idealizadores da torre e venderam a patente para Eiffel posteriormente. Ambos eram funcionários da “Eiffel & Cie”.



Curiosidades:

Inicialmente ela se chamava “La tour de 300 mètres”;

A torre garantiu a aposentadoria confortável de Gustave Eiffel;

Hitler esteve na Torre Eiffel quando se apoderou da França durante a Segunda Guerra Mundial, mas não pode subir ao topo, pois os cabos dos elevadores foram cortados por patriotas franceses. Os elevadores só voltaram a funcionar quando a cidade foi libertada, próximo ao fim da guerra;

Os alemães hastearam uma enorme bandeira com a suástica no topo da torre, mas em poucas horas a mesma foi levada pelo vento;

Próximo ao fim da guerra, o Füher alemão ordenou que a torre e toda a cidade fossem destruídas, mas seu General, Dietrich Von Choltitz, não obedeceu, entregando a cidade praticamente ilesa a De Gaulle.  

-- Thiago Amorim

Para saber mais:

Exposições Universais Espetáculos da Modernidade do Século XIX – Sandra Jatahy Pesavento;

Gustave Alexander Eiffel – Paco Asensio

Nenhum comentário: