quinta-feira, 6 de maio de 2010

Maio

O Quinto mês do ano homenageia “Bona Dea”, Deusa romana da fertilidade (“Maya” na mitologia grega). Cabe lembrar aqui, que ainda estamos na primavera no hemisfério norte, e a Deusa da fertilidade está ligada ao florescer, como a deusa Aprilis do mês anterior, abril.

O mês de maio é dedicado a duas datas importantes (entre tantas outras, claro). A primeira delas é o dia do trabalho, oficialmente instituído no Brasil a partir de 1924 durante o governo de Artur Bernardes. A homenagem relembra as conquistas dos trabalhadores e os inúmeros desafios que enfrentaram para obtê-las.

A segunda data importante (principalmente para o comércio) é o dia das mães, comemorado no segundo domingo de maio. A ideia de homenagear as mães vem desde a Grécia, passando por Roma e invadindo a Idade média. Mas por incrível que pareça no mundo moderno, a data foi instituída não por tradição ou pressão comercial, e sim como homenagem a mãe de Anna M. Jarvis, americana, que entrou em depressão após a morte de sua genitora (é... o comércio se apoderou da data depois). No Brasil, a data foi oficializada em 1932, pelo então Presidente Getúlio Vargas.


Vale lembrar, que o mês também é considerado pela Igreja Católica Romana, como o relativo a Maria, mãe de Jesus. Tem uma história meio louca por trás disso, mas fica para outro post. 
Grande abraço!

-- Thiago Amorim

Para saber mais:

A origem de datas e festas – Marcelo Duarte

www.crystalinks.com/maiahermes.jpg

2 comentários:

Andréa Brandão disse...

Thi, vc está me saindo um autor de suspense dos melhores, viu?
Que "história meio louca" é essa, hein? Agora vc vai contar: quero saber!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Bjos, ótimo fds!

Thiago de França Amorim disse...

A história está no forno!
Ponho aqui em breve... Hehe
Abração!!!