segunda-feira, 5 de abril de 2010

Abril



O mês de Abril deriva do latim Aprilis, que significa “abrir”. Recebeu esse nome, devido ao despertar da primavera no hemisfério norte nessa época do ano, e portanto o “desabrochar”, o “abrir” das culturas. Sugere-se, entretanto, que o nome também derive da Deusa grega do amor e da paixão Vênus, (Afrodite na mitologia Romana) a qual segundo a lenda teria nascido de uma espuma do mar, que em grego antigo dizia-se “abril”.


O mês é um dos mais importantes para a sociedade ocidental devido à data da páscoa, que em muitos anos cai em abril (importante lembrar: a comemoração da páscoa é móvel por se basear no calendário lunar e não no solar).

Outra data bem conhecida, embora menos importante, e comemorada em diversos lugares do mundo é o dia da mentira, no primeiro de abril. O dia surgiu devido à confusão causada pela mudança dos calendários. Quando o calendário Juliano foi substituído pelo Gregoriano, muitas pessoas continuaram a comemorar o ano novo entre março e abril, com festejos que acabavam no primeiro de abril. A substituição dos calendários fez com que o ano começasse em janeiro, mas muitas pessoas continuaram a comemorar a data na época errada. Dessa forma, sugiram diversas brincadeiras envolvendo a data e seu falso início de ano. Em alguns países o dia da mentira é conhecido como “dia dos tolos” devido a tais eventos.

-- Thiago Amorim

Para saber mais:

A origem de datas e festas – Marcelo Duarte

* Imagem: O nascimento de Vênus - Botticelli

3 comentários:

Andréa Brandão disse...

Obg pela informação! rsrsrsrsrsrsrs
Ao seu lado, eu me torno mais culta!
Bjão

Thiago de França Amorim disse...

E obrigado pelas visitas!
Você é a minha leitora mais assídua... Haha
Abração!

Felipe Ferreira disse...

Nossa amigo adorei o conteúdo do seu blog, muito informativo e juro a você, gostei bastante. Saudades imensa sua. Abraço Grande!