quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

São Petersburgo


A cidade de São Petersburgo na Rússia é simplesmente uma das mais belas do mundo. Construída na parte norte do país, a partir de 1703, pelo Czar Pedro, o Grande, com o objetivo de tornar-se a capital do Império, tem canais que lembram Veneza e uma arquitetura tão linda que deixam todos os seus visitantes boquiabertos. Numa ilha na entrada do porto da cidade foi construída a fortaleza de Pedro e Paulo, um dos pontos turísticos mais visitados por ser o local de “nascimento” da metrópole.



Seus museus são simplesmente magníficos e contém uma variedade de artigos impressionantes, com amostras de todo o esplendor de mais de mil anos da história Russa e de grande parcela da história mundial. Os tesouros expostos no Hermitage, o mais famoso dos museus da cidade, fariam as jóias da Coroa Inglesa parecer bijuteria barata. Os diversos aposentos do Museu contêm uma variedade de Obras de arte que vão da escultura, passam pela pintura e chegam aos famosos Ovos Fabergé encomendados por Alexandre III e Nicolau II para presentear suas famílias na Páscoa.


Nos arredores de São Petersburgo há palácios fantásticos, como o Peterhof e Tsarkoe Selo, o palácio de Catarina. Cada um apresenta jardins e fontes fabulosas, além de uma variedade de salões surpreendentes.




Grande parte dos tesouros dos palácios de São Petersburgo foi pilhado pelas tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade havia sido nomeada “Leningrado” e representaria uma grande conquista para Hitler, caso fosse capturada. Felizmente o cerco a Leningrado, terrível para a sua população que passou fome a ponto de optar pelo canibalismo, não surtiu o efeito desejado pelo Füher e teve de ser desfeito. Na saída da região, entretanto, as tropas alemãs carregaram grande parte das obras dos palácios ou destruíram as instalações pertencentes a eles. O magnífico Salão de âmbar de Tsarkoe Selo foi completamente destruído e só depois de muito tempo restaurado. O Hermitage, por estar dentro dos limites da cidade (que não chegou a ser invadida) teve a totalidade de suas obras preservadas.





A grande Catedral de Santo Isaac no centro da cidade, construída no século XIX, hoje é um museu, e também concentra obras de arte suntuosas, como as estátuas douradas de anjos que circundam o interior do zimbório do edifício.





Tendo sido capital da Rússia Imperial durante duzentos anos, hoje São Petersburgo é uma das maiores cidades do mundo. Tem grande importância estratégica e um dos portos mais importantes no Mar Báltico. Apesar de ter sido renomeada duas vezes durante o século XX, como Petrogrado* e Leningrado**, optou-se, no fim do século passado, por receber seu nome original.



Às margens do Rio Neva, São Petersburgo continua sendo magnífica atraindo um número cada vez maior de turistas. Recentemente suplantou Veneza no número de visitantes estrangeiros. A cidade dos Czares nunca foi tão requisitada!

-- Thiago Amorim

*O sentimento anti-alemão em 1914 fez com que o nome da cidade perdesse o seu lado “germânico” saindo o “Burgo” e entrando o “Grado”. Dessa forma, o nome foi modificado de São Petersburgo para Petrogrado.

**Após a vitória comunista, diversas cidades russas tiveram seus nomes modificados de forma a homenagear seus novos líderes. Petrogrado passara em 1924 a ser Leningrado, em homenagem a Lênin, um dos grandes revolucionários.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, muito bom seu texto, dá uma ideia bacana de São Petersburgo. Vou lá esse ano e essas informações foram importantes. Obrigado!