quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O grande labirinto

Hoje vou indicar um livro maravilhoso, desses que a gente quer "Ler e reler". "O grande labirinto" de Fernando Savater me surpreendeu do começo ao fim. Trata-se de literatura infanto-juvenil, com uma boa dose de filosofia e aventura. Apesar disso é leitura imprescindível para qualquer pessoa, em qualquer idade.


Acompanhamos durante a narrativa quatro crianças que buscam seus pais e tios. Há também uma livraria com um senhor muito simpático que adora os meninos. 

As aventuras começam no estádio da cidade onde diversas pessoas foram ver um tal "jogo do século" e nunca mais voltaram para casa. Elas davam notícia por um tempo, contando as maravilhas do tal jogo, mas depois desapareciam.

As crianças perdem seus parentes lá e resolvem entrar no ambiente para descobrir o que acontece. A partir daí viajam por um labirinto de livros, histórias e contos de fadas fantásticos, além é claro do encontro com os temidos psicófagos! Cada capítulo tem uma lição de vida para ser aprendida, que está nas entrelinhas, enfim é uma obra magnífica.

Ler esse livro me lembrou de uma discussão que tive com a Andréa outro dia. Falávamos sobre a questão do gosto pela leitura (ou pela falta dele) entre o povo do nosso país. Eu dizia ser questão cultural e ela completava dizendo que também era por falta de acesso e incentivo.
Depois de encontrar a obra de Savater numa escola pública, vi que ela tinha razão. As pessoas às vezes até procuram ler, mas não encontram o que ou onde, e quando finalmente conseguem achar algo, são impedidas por alguma "força superior". Parece que tudo conspira contra os livros.

No meu caso, só tive acesso a obra porque era amigo de uma professora. As demais, que inclusive fazem parte de uma coleção fantástica enviada pelo Governo para as escolas, ficaram lá, trancados na biblioteca.

Espero que em breve professores e diretores se conscientizem da importância de abrir as bibliotecas para seus alunos. Pior que ver os livros destruídos por excesso de uso, é vê-los mofados por falta.

Conhecimento nas prateleiras é conhecimento perdido...

Abraço para todos!!

-- Thiago Amorim

P.s. É fácil encontrar o livro. Várias bibliotecas de escolas municipais e estaduais receberam a coleção da qual ele faz parte recentemente.

Nenhum comentário: