quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Novembro, mês da revolução de outubro na Rússia!!

A Revolução Russa foi um conflito que assustou a Europa no início do século XX. As potências da época eram compostas por reinos, impérios e repúblicas que temiam a influência Marxista em seus países, e por isso repudiaram o novo estado que surgia com o fim da Rússia imperial e do Czarismo.


Erguida devido a uma série de derrotas do estado russo nas guerras, uma dura autocracia, e uma estrutura econômica precária, que deixava grande parte da população na miséria (a Rússia da época lembrava muito o sistema feudal), a revolução arrastou multidões e matou milhões de pessoas.


A guerra civil que se seguiu ao estopim da revolução, durou até o ano de 1921 e despojou a nobreza russa de seus bens, e de seus lideres. Fortunas gigantescas foram confiscadas e palácios e igrejas se transformaram em sedes de órgãos públicos, hospitais, escolas ou museus.


A família real e grande parte dos parentes do Czar foram assassinadas, com o intuito de extinguir a linhagem de sucessão ao trono russo. Os corpos da família de Nicolau II, o último Czar da Rússia (Miguel II, seu irmão, assumiu o trono com a abdicação de Nicolau, mas permaneceu por muito pouco tempo e não trouxe qualquer mudança na situação dos nobres, da revolução ou do czarismo), ficaram desaparecidos por muito tempo.


O sumiço dos corpos e o depoimento de alguns dos soldados que se encontravam na casa Ipatiev no dia do assassinato, gerou a lenda de que Anastácia, uma das filhas do Czar, teria sobrevivido ao massacre da família em Ekaterinenburg, lenda essa que perdurou por todo o século XX, mas foi desmistificada com o encontro dos corpos no fim dos anos 1990 e mais recentemente nos anos 2000.


Uma curiosidade sobre a revolução e sua comemoração na Rússia: Apesar de ser chamada revolução de outubro, ela aconteceu em novembro devido ao calendário russo utilizado na época ainda ser o “Juliano” e, portanto, diferente do calendário “gregoriano”, ocidental. 


-- Thiago Amorim

Nenhum comentário: