sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dica da semana: Livro

Basílica de São Pedro: Esplendor e escândalo na construção da catedral do vaticano
R. A. Scotti

A história da Igreja Católica sempre foi recheada de escândalos, milagres e contos fabulosos.
A construção da Basílica de São Pedro talvez seja o episódio mais controvertido e marcante nos 1.700 anos dessa igreja como instituição.


A Basílica original, erigida por Constantino, o Grande, no século IV foi uma magnífica estrutura dedicada ao apóstolo Pedro (que segundo a tradição católica é o primeiro Papa). Porém, mil anos depois, estava resumida a um monte de entulho e seriamente danificada pela ação do tempo.


A ideia lançada na época era a reestruturação e reforma do templo, projeto que foi abortado pelo Papa Júlio II. 


O papa aliado ao arquiteto Bramante concebeu o modelo de uma estrutura em forma de cruz grega, que deveria ser adornada por uma gigantesca cúpula e abrigar uma enorme quantidade de fiéis.  Os trabalhos se iniciaram em 1506. Cerca de 120 anos depois, e após diversas alterações no projeto original, o corpo do prédio estaria pronto, mas ainda necessitaria de cerca de um século para ser completamente adornado.


Participaram dessa construção famosos artistas do Renascimento Italiano, como Rafael e Michelangelo, e o grande artista do Barroco, Bernini.


A venda de indulgências foi incentivada no período para a captação de recursos, o que em parte gerou o cisma do ocidente e a reforma protestante.

R.A. Scotti faz uma ótima narrativa, cheia de surpresas e detalhes interessantes. No livro temos também ilustrações da construção, com fotos das diversas personagens que participaram da gigantesca empreitada. Também é disponibilizado um pouco da biografia de cada artista ou Papa envolvido no seu período específico.


O relato é muito bem escrito, fazendo com que as vezes tenhamos a impressão de que participamos de tudo, e nos afeiçoamos a um Papa ou outro (confesso que o meu favorito é Sisto V). Me peguei diversas vezes desesperado com fatos históricos surpreendentes, como o saque de Roma em 1527.

Um livro simplesmente fascinante.

2 comentários:

Unknown disse...

Amo ler .... uma de minhas ultimas leituras foi o livro A ordem é Amém de John Chelh e eu achei incrivel um livro que te proporciona uma leitura mto agradavel uma história surpreendente e emocionante vale a pena ler...espero que gostem ele esta no site: www.seteseveneditora.com.br

Unknown disse...

Mais uma dica:


A Sete Seven Editora lança o curso de Inglês mais barato do Brasil por apenas 2,99 com 40 exercícios (no livro) e 40 vídeo aulas (via internet)...

Ideal para quem não tem tempo para aulas presenciais o curso Two Nine Nine que custa apenas 2,99 chegou para trazer facilidade com qualidade!!!

Veja mais detalhes no site: www.seteseveneditora.com.br

Good Class!!!!!