segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Santiago

A dica hoje é de um filme.


Assisti esse filme na casa do Lamenha há algumas semanas atrás e fiquei realmente fascinado por ele.
A maneira como a história é contada, a profundidade dos sentimentos e vontades do protagonista. 
Tudo isso me encantou de uma forma surpreendente.


O filme do João Moreira Salles é um documentário sobre a vida de Santiago, um mordomo da casa de seus pais durante muitos anos. A história se passa no apartamento de Santiago, que já estava aposentado quando as imagens foram gravadas, e é composto por uma longa entrevista com o mordomo. Também há um narrador que conta fatos curiosos sobre as manias do entrevistado e fatos da infância do Salles.


Santiago é uma pessoa solitária, já que mora sozinho há muitos anos, e adora escrever. Tem uma coleção de escritos sobre as famílias reais de centenas de países e até mesmo de tribos extintas há muitos anos. Fala diversas línguas e adora dançar com as mãos (ele inclusive mostra a dança durante o filme). Apesar de ser muito culto, é alguém fascinante e muito doce.
Também tem manias engraçadas como a de por diversas vezes terminar a frase ou o pensamento com "etc, etc." em um "portunhol" muito bonito.


O Salles está de parabéns pela película, mas o que faz com Santiago durante as filmagens me deixou chocado. Ele é muito grosso com o mordomo e por diversas vezes chama a atenção dele como se estivesse lidando com uma criança. 


Confesso que chorei ao ver esse filme. Me emocionou profundamente.
O filme imortaliza Santiago. 

Ele se foi, mas ficará aqui para sempre...

Nenhum comentário: